Meu cinema
Anima Mundi 2018: "Quanto mais simples você pensar, melhor", diz Kevin O'Brien, storyboard artist da Pixar, em masterclass
Por Barbara Demerov — 06/08/2018 às 12:25
facebook Tweet G+Google

Artista americano iniciou sua carreira na TV em Os Simpsons e criou os storyboards de Wall-E e Os Incríveis 1 e 2.

A 26ª edição do tradicional Festival Anima Mundi trouxe a exibição de 405 filmes, entre curtas e longas, e além disso, também organizou uma série de masterclasses em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com o foco em três áreas da animação (a obra, o criador e o mercado), o AnimaForum 2018 convidou profissionais de diferentes empresas para palestrar e compartilhar experiências.

O cinema participou da masterclass especial da Petrobras, que trouxe o storyboard artist Kevin O'Brien a São Paulo, e agora conta tudo para vocês!

Com a sala cheia de animadores e entusiastas da área, Kevin O'Brien iniciou sua palestra no Caixa Belas Artes contando um pouco sobre como se aproximou da animação. Na década de 1980, ele começou a criar storyboards para filmes a fim de montar um portfólio interessante, mesmo que de graça. Amante de ficção-científica e astronautas, Kevin aceitou trabalhar por seis semanas em um filme de baixo orçamento do gênero científico, e a partir dali sua carreira começou a tomar forma.

Após atuar no cenário independente e em alguns projetos para comerciais de TV, Kevin foi indicado por um amigo a trabalhar na então recente série Os Simpsons, em sua 2ª temporada na época - por volta de 1990. Foi neste trabalho que o artista aprendeu muito do que sabe hoje. "Era uma experiência maravilhosa e eu sabia que não podia falhar. Eu ainda era um iniciante, mas até minha insegurança era positiva. Trabalhei muito duro para continuar lá. Fazia muitas perguntas, fiz amigos, o roteiro era ótimo. O cronograma era bem rígido, eu trabalhava em torno de 60 a 90 horas por semana. Mas eu não reclamava por nada", disse.

Foi em Os Simpsons, também, que Kevin conheceu um parceiro cujo trabalhos se unem até hoje: Brad Bird, consultor criativo da série de TV nos anos 90. "Ele era meu professor, um ótimo professor", afirmou ao relembrar da rotina cansativa (mas não menos produtiva) que viveram em anos como equipe.

No entanto, Kevin sabia que tinha de seguir em frente e encarar novos projetos. "Após um ponto, me disseram que eu havia feito mais storyboards de Os Simpsons que ninguém. Mas creio que, após 20 anos, alguém já deve ter quebrado meu recorde. Em todo o caso, eu realmente não pensei que a série duraria para sempre", disse, bem-humorado.

Storyboard de Wall-E (2008)

Após se afastar da televisão com a bagagem de seis temporadas completas de Os Simpsons, Kevin trabalhou com Brad Bird novamente, que por sua vez dirigia seu primeiro filme de animação: O Gigante de Ferro (1999). Sua atuação em storyboards só aumentou no decorrer do tempo, e o profissional acabou se tornando uma referência na área - especialmente após seus trabalhos excepcionais em Os Incríveis (2004), Wall-E (2008) e Os Incríveis 2 (2018). Atualmente há 18 anos na Pixar Animation Studios, Kevin ainda tem a intenção de criar mais storyboards de filmes inesquecíveis.

Para os ali presentes, o artista deu inúmeras dicas de como conquistar mais resultados em projetos importantes: "Você precisa projetar suas histórias e não considerá-las obstáculos", disse ao relembrar que, em determinado ponto de Os Simpsons, sofreu com a falta de criatividade ao só se ater ao roteiro, e não à essência de cada quadro. "Seguir o roteiro é algo muito importante, mas não é o principal."

Ao falar sobre sua longa e admirável carreira, Kevin O'Brien deu uma aula completa, cheia de conhecimento e inspiração. Por fim, a mensagem que ficou no ar é a de que o sentido de tudo é o foco e, por incrível que pareça, a simplicidade.

facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o cinema
Trailers
Meu Ex é um Espião Trailer (2) Legendado
Slender Man - Pesadelo Sem Rosto Trailer Legendado
Escobar - A Traição Trailer Legendado
Te Peguei Trailer Legendado
Benzinho Trailer Oficial
A Freira Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Festivais e premiações
Oscar: 10 blockbusters que poderiam ter ganhado o prêmio de Melhor Filme Popular
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
domingo, 19 de agosto de 2018
Oscar: 10 blockbusters que poderiam ter ganhado o prêmio de Melhor Filme Popular
Oscar: 5 categorias que a Academia deveria criar ao invés de Melhor Filme Popular
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
sábado, 18 de agosto de 2018
Oscar: 5 categorias que a Academia deveria criar ao invés de Melhor Filme Popular
Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
Melhores filmes em cartaz
Os Incríveis 2
Os Incríveis 2
4,6
Diretor: Brad Bird
Trailer
Missão Impossível - Efeito Fallout
Missão Impossível - Efeito Fallout
4,4
Diretor: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Henry Cavill, Rebecca Ferguson
Trailer
Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo
Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo
4,3
Diretor: Ol Parker
Elenco: Lily James, Amanda Seyfried, Meryl Streep
Trailer
Megatubarão
4,1
Diretor: Jon Turteltaub
Elenco: Jason Statham, Bingbing Li, Rainn Wilson
Trailer
O Protetor 2
4,1
Diretor: Antoine Fuqua
Elenco: Denzel Washington, Pedro Pascal, Bill Pullman
Trailer
Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas
Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas
4,1
Diretor: Genndy Tartakovsky
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top